segunda-feira, 24 de novembro de 2008

MAIONESE DE BANANA VERDE


Banana verde! É isso mesmo! A turma do 5º ano resolveu degustar uma maionese de banana verde. Ficou tão deliciosa que resolvemos levar também para o pessoal do CEAMI (Centro de Atendimento a Melhor Idade ).
Essa receita foi elaborada por dona Heloísa de Freitas Valle que inventou a biomassa de banana que é um purê de banana verde que atua como um poderoso espessante. Assim o maná bíblico, a biomassa de banana é capaz de multiplacar alimentos. E com uma grande vantagem: por se tratar de fruta verde, não possui gosto e, portanto, não altera o sabor dos pratos em que está sendo adicionada. Outra vantagem é que a banana verde, ao contrário da madura, possui somente 2% de açúcares e grande quantidade de amido que dificulta a absorção de gorduras como também de glicose, sendo, portanto indicado para diabéticos, aos que têm colesterol alto ou sofrem de prisão de ventre. E é justamente esse amido que dá consistência, que dá liga, convertendo a polpa da banana verde num excelente espessante em bolos, massas, pães e patês.
O livro "Yes, nós temos bananas", da editora SENAC escrito por dona Heloísa e por Márcia Camargo, tem outras deliciosas receitas.
Confiram a receita da bananese e bom apetite!

Ingredientes:
½ xícara de azeite de oliva extravirgem
200 ml de iogurte light
1 colher (chá ) de mostarda
2 colheres ( chá ) de molho inglês
5 bananas pequenas verdes cozidas
Sal a gosto

Modo de preparo
1- Bata no liquidificador o óleo com a mostarda, o molho inglês, o iogurte, o sal e outros temperos a gosto.
2- Pelo orifício da tampa vá jogando os pedaços de banana cozida quentíssima, até obter consistência de maionese.
3- Deixe esfriar até ficar firme.
4- Armazene num pote com tampa.

Dica: Se ficar muito dura, acrescente no liquidificador até ½ xícara de água fervente para adquirir a consistência desejada.
Sirva com legumes ou em canapés e sanduíches.
Rendimento: 500 g

12 comentários:

Anônimo disse...

Não tem coisa mais gostosa para comer isso é muito ruim bananesi ligth

Anônimo disse...

nós do Ceami ficamos muito agradecidos e felizes em receber o pessoal do 5 ano do objetivo que nos trouxe novos conhecimentos sobre a utilização da banana como alimento. Agradecemos essa nova geração que nos ensina e desejamos um futuro muito bonito para todos eles. Eles são nosso futuro. Parabéns!!!!!!
Leonor Castilho e toda a turma do CEAMI!!

Anônimo disse...

d.MARIA
GOSTEI MUITO DA RECEITA E GOSTARIA DE TER A RECEITA



D.Maria

Anônimo disse...

achei legal o site, porque ensina varias receitas gostosas e faceis de fazer


dona Theresinha do ceami

Anônimo disse...

oi pelo jeito que as crianças contaram da receita deve ser muito bom mas eu ainda não esperimentei mas desejo esperimentar !



Eunice conhecida como Dona Lice do CEAMI

Anônimo disse...

eu gostei muito da bananesie

maria lira do CEAMI

Anônimo disse...

A receita banana verde, molho inglês e mostarda

Anônimo disse...

achei muito boa...quero esprimentar ..


Seu Lauro - CEAMI

Anônimo disse...

eu achei a receita da banana verde muito bem inventada e interessante...

Bernardo do Castilho Menendez (Ceami)

Junior disse...

giovana não vejo a hora de você colocar mais enquetes no blog eu estou adorando beijos junior

Anônimo disse...

Eu sou professora de español e junto com o professor de ciências eu fiz o mesmo projeto em março de 2007, só que na época ninguém tinha maquina fotografica e não foi nada registrado, só o projeto no papel, fiquei feliz que um colégio particular tenha tomado a iniciativa de colocar no blog a experiência com seus alunos

Parabéns para todos os que participaram

Anônimo disse...

Que pena! que um blog como este, tenha parado, no tempo e no espaço pois, é bom blog para todos, ensinando às crianças e os adultos a aproveitar melhor y provavelmente no máximo os alimentos e a experimentar o que é novo, trazendo beneficios para a saude.

Eis aqui uma pergunta, por que o educador não deu continuidade a este belo projeto? Porque ele se desanimou? e porque a turma do 5° ano não deu continuidade? provavelmente a turma que começou este projeto deve estar no nono ano ou primeiro ano do ensino medio. Será que foi isso que os fez desanimar?